"Há três motivos para enviar uma carta de apresentação ao recrutador:
  • É mais uma oportunidade de mostrar que és a pessoa certa.
  • Resume o teu percurso de uma maneira personalizada e é um complemento para o CV.
  • Permite-te destacar os teus pontos mais fortes e fazer a tua autopromoção em primeira mão.

Por isso deixamos-te aqui umas dicas para a tua candidatura ser o mais completa e eficaz possível:
  1. Não deixes de enviar uma. Além de ser uma maneira de personalizar um pouco a tua candidatura (dá-te a oportunidade de te apresentares e explicar os teus objectivos), trata-se de um acto de cortesia. Valoriza a tua imagem.
  2. Saudação. Muitas vezes não vem nos anúncios ao cuidado de quem devemos dirigir a carta. Se não sabes a quem deves dirigir a carta e não tiveres maneira de descobrir, escolhe uma saudação genérica ou indica-a aos recursos humanos.
  3. Começa e termina em beleza. A carta tem dois momentos importantes para capturar a atenção do leitor: o primeiro parágrafo e a última linha. No início, não percas tempo a indicar a razão por trás da candidatura e aquilo que te destaca do resto da concorrência. O primeiro parágrafo deve ser claro, cativante e directo.
  4. Porque é que tens valor para o empregador? O corpo da tua carta tem de apresentar os motivos mais fortes que te tornam a pessoa ideal para essa função.
  5. Personaliza a carta mediante o anúncio ou a função a que te candidatas. Um modelo rígido e seco não é a maneira mais eficaz de criar empatia com o leitor. Lembra-te que deves usar um discurso cativante sem abandonar o profissionalismo. Vai ao site da Empresa em questão e refere o teu gosto pelo trabalho e área dessa empresa (até podes referir alguma noticia que encontres no site)
  6. Mantém a carta curta e apelativa. Não ultrapasses os três parágrafos ou ocupes mais do que uma folha. Less Is More.
  7. Deixa os teus contactos bem assinalados. A carta é um meio importante de reforçar os teus objectivos e relembrar o recrutador dos teus contactos.
  8. Termina com uma nota memorável e assina a carta.
  9. Proibido: Erros ortográficos!! Revê a carta. Pede a alguém para rever por ti. Não podes enviar uma carta com erros. Não lhes dês motivos para te descartarem tão cedo no jogo.

Lembra-te da regra de ouro de qualquer carta de apresentação: Quando o recrutador a ler tem de ficar imediatamente ao corrente dos teus objectivos e daquilo que podes oferecer à empresa. É uma oportunidade de  dizer “Estou aqui!” e deixar uma boa impressão de ti."

fonte: http://www.otherwai.com